Pão de queijo e a Matemática
Público
Alvo: Educação Infantil
Série/Ano
da turma: Pré III
Nº
de alunos: 20 alunos.
Perfil
da Classe: A turma vespertina é composta de 20 alunos, com
idade entre 4 e 5 anos. A sala é
formada por alunos de uma classe econômica elevada. Os alunos relatam fatos do
seu cotidiano. Em relação à aprendizagem a sala é heterogênea. Por se tratar de
uma turma de pouca idade, alguns apresentam dificuldades em respeitar algumas
regras. A sala é do tamanho apropriado. Alguns pais estão sempre presentes,
porém, há aqueles que se ausentam.
Tempo
previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas, sendo que
cada uma terá a duração de 50 minutos.
Tema
da aula: Quantidade.
Justificativa:
O tema quantidade é de extrema importância para que a criança estabeleça
relação entre o número e o seu significado.
Disciplina
Vinculada ao tema:
Matemática.
Objetivo
pretendido: Desenvolver a noção de quantidade, espaço e tempo.
Situação
Didática: A aula será dividida em três momentos:
·
1º momento: será mostrado através de um
cartaz a receita do pão de queijo, em seguida será feita uma leitura coletiva entre os alunos e
a professora.
·
2º Momento: Todos serão levados até o
pátio para realizarem a receita, assim, será entregue para cada aluno um
recipiente onde deverão colocar a quantidade de cada ingrediente ditado pela
professora.
·
3º Momento: Será colocada a massa para
assar e quando pronto o pão de queijo os alunos irão degustá-lo.
Recursos:
·
Recipiente
·
Forma para assar
·
Forno
·
Gás
·
Colher
·
Copo para medidas
·
Ingredientes (água, leite, ovos, queijo
parmesão, óleo, polvilho azedo e sal).
Cronograma:
A aula ocorrerá a partir das 15 horas e 30 minutos. Por se tratar de culinária, forno e ingredientes pequenos, pais voluntários e uma recreadora estarão reforçando os cuidados junto à professora, em cuidados especiais com as crianças.
Avaliação: A avaliação acontecerá ao decorrer da situação didática, será avaliado se os alunos aprenderam a relacionar o numero à quantidade, se os pães de queijos previstos eram suficientes ao integrantes da sala de aula, incluindo pais, recreadora, e professora, se o tempo previsto para assar o alimennto foi atingido, os questionamentos, as participações também serão avaliadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário