quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PLANO DE AULA


Pão de queijo e a Matemática

Público Alvo: Educação Infantil
Série/Ano da turma: Pré III
Nº de alunos: 20 alunos.
Perfil da Classe: A turma vespertina é composta de 20 alunos, com idade entre 4 e 5 anos. A sala é formada por alunos de uma classe econômica elevada. Os alunos relatam fatos do seu cotidiano. Em relação à aprendizagem a sala é heterogênea. Por se tratar de uma turma de pouca idade, alguns apresentam dificuldades em respeitar algumas regras. A sala é do tamanho apropriado. Alguns pais estão sempre presentes, porém, há aqueles que se ausentam.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: Duas aulas, sendo que cada uma terá a duração de 50 minutos.
Tema da aula: Quantidade.
Justificativa: O tema quantidade é de extrema importância para que a criança estabeleça relação entre o número e o seu significado.
Disciplina Vinculada ao tema:         Matemática.
Objetivo pretendido: Desenvolver a noção de quantidade, espaço e tempo.
Situação Didática: A aula será dividida em três momentos:
·        1º momento: será mostrado através de um cartaz a receita do pão de queijo, em seguida será  feita uma leitura coletiva entre os alunos e a professora.
·        2º Momento: Todos serão levados até o pátio para realizarem a receita, assim, será entregue para cada aluno um recipiente onde deverão colocar a quantidade de cada ingrediente ditado pela professora.
·        3º Momento: Será colocada a massa para assar e quando pronto o pão de queijo os alunos irão degustá-lo.
Recursos:
·        Recipiente
·        Forma para assar
·        Forno
·        Gás
·        Colher       
·        Copo para medidas
·        Ingredientes (água, leite, ovos, queijo parmesão, óleo, polvilho azedo e sal).

Cronograma: A aula ocorrerá a partir das 15 horas e 30 minutos. Por se tratar de culinária, forno e ingredientes pequenos, pais voluntários e uma recreadora estarão reforçando os cuidados junto à professora, em cuidados especiais com as crianças.

Avaliação: A avaliação acontecerá ao decorrer da situação didática, será avaliado se os alunos aprenderam a relacionar o numero à quantidade, se os pães de queijos previstos eram suficientes ao integrantes da sala de aula, incluindo pais, recreadora, e professora, se o tempo previsto para assar o alimennto foi atingido, os questionamentos, as participações também serão avaliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário