Com a realidade da educação que se vivencia
hoje, pode-se notar uma “bola de neve” de alunos que foram empurrados de ano a
ano, com déficits de aprendizagem em matemática. O agravante disso são alunos
desmotivados em sala de aula, pois aquilo que está sendo ensinado não faz
nenhum sentido para eles; por mais que tentem, existe algo faltando, algo ficou
para trás no decorrer dos seus anos escolares. Por essa razão, é preciso resgatar
esses alunos, proporcionando momentos para que eles recuperem aquilo que não
foi aprendido em anos anteriores, além de proporcionar situações para que esses
alunos se reencontrem no processo da construção do saber, do conhecimento.
Na matemática, nota-se que os alunos
possuem dificuldades nos processos aritméticos (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação), assim como em procedimentos algébricos,
os quais necessitam dos conceitos aritméticos para sua construção e
desenvolvimento. Se for feita uma análise dos currículos de cada ano escolar,
será notado o quanto o conteúdo sofre pequenos acréscimos, criando-se, assim,
um grande abismo quando o professor introduz os conceitos algébricos de maneira
brusca, causando uma ruptura da álgebra em relação à aritmética. É comum notar
alunos no final do Ensino Fundamental II ou até mesmo no Ensino Médio com
dificuldades em processos aritméticos de multiplicação, divisão ou até mesmo
adição, assim como alunos sem nenhuma noção de como solucionar uma equação do
1º grau.
Diante desses fatos, surge a necessidade de
se trilhar um caminho paralelo ao ensino da matemática curricular (dos
conteúdos programáticos de cada ano escolar). Este caminho é denominado Ensino da Matemática Básica. A
importância da matemática básica provém justamente de todos esses fatores
citados e suas consequências para a vida escolar e social do aluno. Sendo
assim, torna-se essencial o acompanhamento de perto dos alunos, trabalhando
essa dificuldade que possuem quanto aos conceitos matemáticos e com isso
proporcionando motivação para o estudo da matemática, dando sentido àquilo que
se aprende durante os anos escolares.
Autor: Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
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