sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PLANO DE AULA



PASSEIO AO SHOPPING


Tema: operações matemáticas no dia a dia.
Público alvo: alunos do 4º ano.
Perfil da turma: sala com 30 alunos, 18 meninos e 12 meninas.
Tempo estimado: duas aulas
Conteúdo: as quatro operações matemáticas, adição, subtração, divisão e multiplicação e uma pequena dramatização teatral.
Procedimento:
1º. A princípio busquei os conhecimentos prévios dos alunos do tema que seria tratado;
2º. Dividindo a turma em cinco grupos e cada um contendo seis integrantes;
3º. Coloquei situações problemas do dia a dia, os alunos utilizaram o cálculo mental, de aproximação e a técnica do algoritmo, que foi criada por Al Khowarizmi, matemático árabe do século 19;
3º. Intermediando, dei a liberdade para que cada aluno escolhesse os papéis que gostariam de fazer, bem como, donos dos estabelecimentos, clientes, garçonetes, caixas;
4º. Após definições de papéis, os “proprietários” colocam seus preços de cada lanche, expondo em cartazes colocados em cada estande na praça de alimentação;
5º Os grupos farão pesquisas em cada estande, realizando processos matemáticos para averiguar o local mais em conta para se comer o lanche;
6º Ao praticar a matemática, a criança colocou em questão o poder de compra de sua mesada, a necessidade de realizar a pesquisa onde se coloca em questão preço qualidade.

Recursos:
Caderno do cotidiano, borracha, lápis, mesas e cadeiras escolares, papel sulfite, canetas coloridas, régua, pincel atômico e fita barbante.

Objetivos:
1º Praticar o ato de cálculos matemáticos no dia a dia;
1º Praticar pesquisa de preços.
3º Socializar diferentes estratégias para conhecer e entender outros procedimentos de cálculo.
4º Interacionar com os colegas de sala de aula e manter o companheirismo;
5º Desenvolver a malemolência corporal;
6º Desenvolver a psicomotricidade
7º Saber sua importância e responsabilidade no contexto social.

Avaliação:
Analisar os registros feitos por cada grupo, observar a participação, interação, se os grupos conferem o cálculo da soma do lanche individual e coletivo, realizado no problema proposto fazendo cálculo exato e se concluem que há uma diferença significativa em cada comércio de lanche.







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