PASSEIO
AO SHOPPING
Tema: operações matemáticas no dia a dia.
Público alvo:
alunos do 4º ano.
Perfil da turma:
sala com 30 alunos, 18 meninos e 12 meninas.
Tempo estimado:
duas aulas
Conteúdo: as
quatro operações matemáticas, adição, subtração, divisão e multiplicação e uma
pequena dramatização teatral.
Procedimento:
1º.
A princípio busquei os conhecimentos prévios dos alunos do tema que seria
tratado;
2º.
Dividindo a turma em cinco grupos e cada um contendo seis integrantes;
3º.
Coloquei situações problemas do dia a dia, os alunos utilizaram o cálculo
mental, de aproximação e a técnica do algoritmo, que foi criada por Al Khowarizmi, matemático árabe do século 19;
3º.
Intermediando, dei a liberdade para que cada aluno escolhesse os papéis que
gostariam de fazer, bem como, donos dos estabelecimentos, clientes, garçonetes,
caixas;
4º.
Após definições de papéis, os “proprietários” colocam seus preços de cada
lanche, expondo em cartazes colocados em cada estande na praça de alimentação;
5º
Os grupos farão pesquisas em cada estande, realizando processos matemáticos
para averiguar o local mais em conta para se comer o lanche;
6º
Ao praticar a matemática, a criança colocou em questão o poder de compra de sua
mesada, a necessidade de realizar a pesquisa onde se coloca em questão preço
qualidade.
Recursos:
Caderno
do cotidiano, borracha, lápis, mesas e cadeiras escolares, papel sulfite,
canetas coloridas, régua, pincel atômico e fita barbante.
Objetivos:
1º
Praticar o ato de cálculos matemáticos no dia a dia;
1º
Praticar pesquisa de preços.
3º
Socializar diferentes estratégias para conhecer e
entender outros procedimentos de cálculo.
4º
Interacionar com os colegas de sala de aula e manter o companheirismo;
5º
Desenvolver a malemolência corporal;
6º
Desenvolver a psicomotricidade
7º
Saber sua importância e responsabilidade no contexto social.
Avaliação:
Analisar
os registros feitos por cada grupo, observar a participação, interação, se os grupos conferem o cálculo da soma do lanche
individual e coletivo, realizado no problema proposto fazendo cálculo exato e
se concluem que há uma diferença significativa em cada comércio de lanche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário