Vivendo
a Matemática
Passeio
ao Shopping
A
proposta é desenvolver uma simulação de ida à praça de alimentação do shopping,
onde cada criança fica responsável de pagar pelo seu lanche, colocando em uso
as quatro operações e praticando o ato comercial de compras e manipulação do
dinheiro. Ao realizar essas ações
sistemáticas, espera-se que os alunos tenham a sabedoria de cálculos
matemáticos simples como somar, diminuir e dividir. Também, trabalha-se a
relação dos valores de produtos consumidos por eles e a responsabilidade
financeira.
Comentários
Utilizando
a prática da mesada, onde os pais procuram dar certa quantia em dinheiro aos
seus filhos uma vez ao mês, utilizei o sistema monetário financeiro nacional
brasileiro. As crianças colocaram em prática o ato de conhecer, como utilizar o
dinheiro, a forma de gastar, valores dos produtos, o poder de compra de sua
mesada. A finalidade dessa proposta de aula é que a criança sinta-se dentro das
práticas vivenciadas por elas no campo social, a política praticada por elas e
mostrar que todo esse sistema favorece a criação de uma cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário