sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Matemática fazendo interação social.


Vivendo a Matemática
Passeio ao Shopping

A proposta é desenvolver uma simulação de ida à praça de alimentação do shopping, onde cada criança fica responsável de pagar pelo seu lanche, colocando em uso as quatro operações e praticando o ato comercial de compras e manipulação do dinheiro.  Ao realizar essas ações sistemáticas, espera-se que os alunos tenham a sabedoria de cálculos matemáticos simples como somar, diminuir e dividir. Também, trabalha-se a relação dos valores de produtos consumidos por eles e a responsabilidade financeira.


Comentários
Utilizando a prática da mesada, onde os pais procuram dar certa quantia em dinheiro aos seus filhos uma vez ao mês, utilizei o sistema monetário financeiro nacional brasileiro. As crianças colocaram em prática o ato de conhecer, como utilizar o dinheiro, a forma de gastar, valores dos produtos, o poder de compra de sua mesada. A finalidade dessa proposta de aula é que a criança sinta-se dentro das práticas vivenciadas por elas no campo social, a política praticada por elas e mostrar que todo esse sistema favorece a criação de uma cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário